04/04/2013

Nações indígenas de Pernambuco realizam ato de protesto no centro do Recife

Protesto indígena no centro do Recife (Foto: Amanda Miranda)
Várias nações indígenas de Pernambuco começaram a se reunir em protesto na manhã desta quarta-feira (3) no Centro do Recife. A mobilização, que acontece no mês em que se comemora o Dia do Índio, passou pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reivindica políticas de educacionais voltadas para os índios.

Mais de mil índios de 13 diferentes nações do Estado caminharam por diversas ruas do Centro pacificamente carregando cartazes e maracas e entoando cânticos tradicionais. Os grupos de diversas regiões chegaram ao Recife desde a segunda-feira (1º) e acampam na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No final da manhã os líderes do grupo participaram de uma audiência pública com 30 deputados para tratar da educação dentro das aldeias. Os índios pedem a regularização da categoria dos professores indígenas.

Segundo informações da Rádio Jornal, os índios foram até a Alepe cobrar o cumprimento do termo de ajuste de conduta assinado pelo Governo do Estado e Ministério Público que garante melhoras no sistema educacional indígena em Pernambuco.

No âmbito federal os indígenas protestam contra a PEC 215 que tramita no Congresso Nacional, que põe em risco a segurança de posse dos seus territórios.

O grupo saiu do Marco Zero, no bairro do Recife, e caminhou pelas ruas, passando pela Praça da República, No caminho, os índios chegaram a encontrar outros protestantes, estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) que cobram melhorias na instituição. Os integrantes das duas manifestações se encontraram em frente à Alepe, onde trocaram reverências.

Portal NE10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário